quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Agenda timorense

Em primeiro lugar, obrigada a todos os que lêem o blogue (www.haubelebatimor.blogspot.com) pelos elogios e pela força. É muito bom saber que há quem goste do que escrevo e da forma como escrevo. É muito bom saber que o que deixei em Portugal continua aí à minha espera.

Notas na agenda:

- Sexta-feira:
Fui para a night aqui no burgo. Discoteca local arejada (não tinha janelas), dando pelo nome de Casa Minha.
Só entra quem está na guest list, mas eu não estava e entrei na mesma (mas os colegas estavam. Deve ter sido por isso...)
Não deu para fazer uma análise rigorosa à fauna local, mas acaba por se ver de tudo (portugas, austras e timorenses).
Música não gravei na memória, mas uma tinha coreografia própria, impossível de fazer à primeira, especialmente com neurónios a funcionar com combustível etílico (não os meus, claro está).
Shots com nomes estúpidos, de cariz sexual, como em qualquer lado.
Moçambicano-timorenses porreiros e com muita dificuldade em divertirem-se.
A noite termina invariavelmente em estalo entre timorenses e esta não foi excepção. Deu para ver qualquer coisa, mas achei melhor debandar.

Sábado e domingo: leve ressaca (eu não bebo, eu não bebo) misturada com constipação, mas com pica para limpar quarto, casa-de-banho, tratar da roupa e fazer sopa. Nada mais a relatar, porque a minha memória é selectiva e bastante minha amiga.

Segunda-feira: ida à secretaria de estado juventude e desporto. Há taekwondo em Timor. Conheci o meu futuro mestre (espero eu). Mesmo em tétum, lá consegui entender que era para estar no dia seguinte no pavilhão atrás da universidade, onde se realizam os treinos. Anda tudo a treinar para os Asian Games. Vai Timor! Vai Timor!
Destaque: detesto o preconceito de certa maltosa (portuga e timorense), que acha que artes marciais em Timor são só para gangues e têm sempre catanas à mistura. Claro que nunca meteram os pés em Arcena (Alverca)...

Terça-feira: preparação das formações extra-curriculares. Formadores jovens e muito simpáticos. Trabalhámos quatro em conjunto e foi divertido e produtivo. Interrupção a meio para ver o treino de tkd. Encontro com mestre de Kempo: touro de 1,60x1,30. Para me explicar o que era aquilo, agarra-me numa mão e, por artes mágicas, fico de joelhos no chão em menos de um segundo. Por sinais, manda-me tirar as sandálias e entrar no tatami (ou tipo) e ando ali um bocadinho a "brincar" com ele, com gargalhadas (dos meus formadores) em pano de fundo. Fun. Lá encontrei o mestre de tkd. Vai entrar em contacto na 5ª (espero bem que sim). Há aulas só para malai (estrangeirada, que só quer brincadeira), mas falta espaço, porque está tudo ocupado com os treinos para os Asian Games.

Quarta-feira: óptimas notícias de Portugal. Há alguém que se vai pôr ao fresco e mais não posso dizer. Almoço de despedida de outro colega. Só dei meia aula... O que eu adoro espicaçar este pessoal. Acção pessoal! Não deixem que sejam os outros a decidir por vocês. Organizem-se! FORÇA TIMOR!!!!

Projectos: grupo de teatro, taekwondo, refazer e terminar artigo a tempo e horas, trabalhar para a tese.

Sem comentários:

Enviar um comentário

UA-26344274-1