domingo, 20 de novembro de 2011

O hoje e o amanhã


Nunca voltes aos lugares onde foste feliz. Concordo.
Estou por aqui a queimar os últimos cartuchos e a pensar que nada disto se vai repetir. Mesmo que aqui volte algum dia, o quarto não será o mesmo, as pessoas não serão as mesmas, nem as rotinas.  
A verdade é que também não tenho vontade de voltar. Não gosto de regressos ao passado e os anos trouxeram-me a noção clara de que a vida é muito curta para repetições. Não gosto de sentir saudades nem nostalgia.
É preciso viver o presente, mesmo as coisas mais banais, porque a vida é agora.
Então não me digam está quase. Cada coisa a seu tempo. Agora estou nesta e depois logo viverei outra. Já caí nesse erro antes. Deixem-me olhar bem para todas as coisas que pendurei na parede, para as tomadas bem branquinhas, limpas por mim, para os livros em cima da secretária, ouvir o som do ar condicionado e sentir a presença da D. Amélia na cozinha.
Daqui por uns meses, tudo isto será passado e sei que não terei vontade de aqui voltar, porque isto eu já vivi. Depois, quero algo novo, o amanhã.

O hoje e o amanhã

A semente nasce
Despe a casca
Cede a nova vida
A antiga é deixada

O hoje passa
Encontra o amanhã
O amanhã veste as asas
Deixa o hoje

O brilho das estrelas
Alumia a escuridão
A noite se dispersa
Brota o novo dia

A tristeza desvia-se
Sucede-se a felicidade
A tristeza será narrada
No espelho da alegria

Nuno Esménio Soares
(timorense, professor de Português e meu colega)

Invictus (última estrofe)

It matters not how strait the gate,
How charged with punishments the scroll
I am the master of my fate:
I am the captain of my soul.

William Ernest Henley
(inglês, 1849–1903)

2 comentários:

  1. as tomadas bem branquinhas... :) eu acho que às vezes se podem repetir experiências.. se gostámos, porque não? Se for como na minha terrinha do Algarve, até fica tudo igual de uns anos para os outros :) Tens uns colegas grandes poetas ;) bjs

    ResponderEliminar
  2. A minha terra, os meus amigos e a minha família são o meu presente. São aqueles que me acompanham, mesmo quando estou longe. :)

    ResponderEliminar

UA-26344274-1